Foto: Departamento de Comunicação
-
Nossa gestão na educação é marcada pelo respeito e moralidade!
Com esta frase, a secretária de Educação de Muritiba, Luciana Dourado, demarcou a atuação da Secretaria de Educação na noite de ontem - 04, enquanto convidada a participar da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Muritiba para prestar esclarecimentos referentes à situação da educação municipal, desde a transição de governo até o atual momento da gestão.
A secretária iniciou sua fala agradecendo o convite e parabenizando toda a equipe da educação e colegas de gestão. Na oportunidade, apresentou um relatório situacional minucioso, com fotos, vídeos, espelhos de processos e planilhas financeiras da secretaria, a fim de fundamentar todas suas colocações.
Ato contínuo, Luciana apresentou uma retrospectiva da conduta de sua gestão, desde primeira vez como secretária de educação em 2001 até as dificuldades encontradas na transição do atual governo. Luciana publicizou que a secretária de sua pasta da antiga gestão não respondeu a maioria dos ofícios de transição, impossibilitando a transparência do processo.
A situação estrutural da secretaria era precária. Funcionando amontoada em um prédio escolar junto com outras secretarias, sendo que os computadores deixados se encontravam formatados, sem nenhuma informação ou dados. Materiais e equipamentos estavam quebrados ou em estado de descarte. A Merenda Escolar estava instalada em uma sala pequena ao fundo da Creche Municipal, fora das normas do FNDE e com suprimentos que não abasteceriam, nem uma semana de aulas.
Não diferentes, as unidades escolares também estavam em total abandono, sem respeito aos mínimos critérios pedagógicos para funcionamento, ao ponto de superlotarem a Escola Polivalente de Muritiba.
Entre todas as informações sobre a última gestão publicizadas pela secretária, se destaca o valor de mais R$156 mil, gastos na produção da Jornada Pedagógica dos anos de 2013 e 2014, sendo que os professores do município nem receberam o piso salarial nos referidos anos.
Em quase 100 dias de gestão, a Secretaria de Educação conseguiu conduzir as atividades do ano letivo, garantindo os ajustes e adequações básicas para cumpri-lo. O uso dos transportes de estudantes (amarelinhos) está sendo realizado de forma plena após cadastro.
Realocamos os estudantes para as duas escolas fechadas na antiga gestão, trazendo de volta o prédio escolar Alcides de Almeida - onde agora funciona o EJA, e o anexo da Escola Polivalente - próximo à Quadra de Esportes - com as turmas até o 6º ano.
Ao final, os vereadores impressionados com a apresentação da situação e problemas encontrados, emitiram incentivos à equipe no árduo trabalho da educação sem ressalvas ou contestações. Mesmo em poucos dias, superamos as expectativas nas resoluções do abandono gerado pela antiga gestão na pasta da educação do município. E esperamos fazer muito mais e melhor pelo nosso povo.