O Município

Conheça a História de Muritiba

Muritiba - Bahia

Muritiba é um município brasileiro do estado da Bahia, distante em 114 km da capital[6], Salvador. Faz parte da microrregião de Santo Antônio de Jesus. Possui uma população estimada em 30.585 habitantes[7] e uma área de 89,311 km²[8]. Tem proximidade com o Rio Paraguaçu e faz divisa com os municípios de São Félix, Governador Mangabeira, Cachoeira e Cruz das Almas.

Muritiba tem início com a vinda de exploradores e jesuítas da Companhia de Jesus em 1559, que avançaram nas regiões de Cachoeira e São Félix[9]. Posteriormente, ao subirem a serra às marges do Rio Paraguaçu, fundaram um templo e um convento dando origem ao povoado de Muritiba.

Muritiba passou à categoria de Vila em 8 de agosto de 1919, mediante Lei 1.349 proferida pelo então Governador da Bahia, Antonio Muniz Sodré de Aragão. Três anos depois, no dia 3 de agosto de 1922, no mandato do Governador José Joaquim Seabra, elevou-se à categoria de cidade.

Seus primeiros moradores participaram ativamente das lutas pela independência da Bahia, com destaque para o Major José Antônio da Silva Castro, avô do poeta Castro Alves, que comandava 700 homens no Batalhão dos Periquitos, entre eles uma mulher, Maria Quitéria, heroína da independência[10].

Ano Marcos fundadores
1571 Inauguração do arraial
1705 Criação da freguesia São Pedro do Monte da Muritiba
1889 São Félix é desmembrado de Cachoeira, figurando Muritiba como distrito de São Félix
1919 Muritiba passa a categoria de Vila, em 8 de agosto
1922 Muritiba passa a categoria de Cidade, emancipando-se de São Félix, em 3 de agosto
1936 Instalação oficial da Câmara de Vereadores de Muritiba, em 19 de abril
1962 Governador Mangabeira é desmembrado de Muritiba
1989 Cabaceiras do Paraguaçu é desmembrado de Muritiba

Origem do Nome

De acordo com o livro História e Estrela de Muritiba[12], do muritibano Anfilofio de Castro, o nome teve origem por causa da existência abundante, naquela época, de uma palmeira chamada Boritiba, espécie encontrada desde o Pará até São Paulo, conhecida por buritizeiro, muriti, muruti e pissandó. Redundando na corruptela Moritiba e Muritiba. Entretanto, no livro O Tupi na Geografia Nacional[13], o antropólogo Theodoro Sampaio, escreve que Muritiba é uma variação deturpada do vocábulo indígena merutyba, que significa o mosqueiro ou mosca em abundância[14]. No brasão da cidade há quatro torreões num escudo azul semeado de moscas de prata como prova da fertilidade do solo muritibano e abundância de fruteiras, com destaque para a jaca, nome pelo qual a cidade ficou por muito tempo conhecida ("Cidade das Jacas").

Festas e manifestações culturais

Muritiba é uma cidade com algumas manifestações culturais e eventos festivos. Destacam-se o grupo de capoeira "Raça", os grupos folclóricos "Filhos do Paraguai" e "Segura-Véia", que se apresentam em diversas regiões do recôncavo e o grupo "Os Cães", tradicional durante a festa do Senhor do Bonfim[16]. Há também a Lira Popular Muritibana, fundada em 7 de maio de 1889.

No mês de janeiro, acontece no município a tradicional Festa do Senhor do Bonfim, com duração de onze dias e dezenas de atrações[17]. No mês de junho, Muritiba entra no clima das festas juninas, com manifestações espontâneas pelas ruas, organizadas pelos moradores, queima de fogueiras e guerras de espadas[18]. Apesar de não possuir uma festa com grandes atrações, a sua localização é privilegiada dada a proximidade com os municípios de Cachoeira e Cruz das Almas, famosos por suas festas; entre cinco e dez minutos é possível chegar em uma dessas duas cidades. Entretanto, é tradição forte em Muritiba a realização da Festa de São Pedro, no final do mês de junho. No mês de agosto, em virtude das comemorações da emancipação do município, acontece uma micareta pelas ruas da cidade.

Dados Geográficos

Área 89,311 km²
População 30 585 hab. IBGE/2016
Densidade 342,46 hab./km²
Altitude 220 m

População

A população do município está em torno de 30.585 habitantes, com uma densidade demográfica de 342,46 hab./km² Altitude .